1º Zenkutsu dachi é a posição com peso na perna da frente. Ao contrario de Kokutzu Dachi
2º Dentro do dojo sentamonos em Zazen. Pnso que se diz assim.Mas vou certificar-me.
Um abraço
Hummm...
1 - Zenkutsu-dachi literalmente significa: "Posição inclinada para frente".
前 - ZEN - Para frente, frontal
屈 - KUTSU - Inclinada
立 - DACHI - Posição
O que faz com a tua primeira resposta esteja tecnicamente correcta.
... Contudo, na número 2 a coisa já não é bem como dizes.
座禪 -ZAZEN - "Sentar em Meditação".
Em Karate, como em Jūdō, há apenas duas formas de sentar:
正座 - SEIZA - Sentar sobre os joelos
胡座 - AGURA (ou ANZA) - Sentar com as pernas cruzadas
O que faz com que a tua segunda resposta esteja errada.
Essa pequena "avaliação" de conhecimentos teóricos sobre a arte que praticas pode ou não ser válida, de acordo com os objectivos que um instrutor tem ao ensinar determinada Arte Marcial Japonesa: "A teoria acompanha a prática?"
Mas Hugo, isso pode ser visto de várias maneiras diferentes:
1. Os conceitos teóricos foram explicados durante o treino e tu esqueceste?
2. Os conceitos teóricos não foram ensinados e tu não perguntaste?
3. Tinhas dúvidas sobre a teoria e deixaste-as passar?
4. Não tinhas o menor interesse em aprender os conceitos teóricos que te eram ensinados?
...
A grande realidade Hugo é que um grande número de termos e conceitos japoneses são apresentados aos praticantes de Artes Marciais desde o primeiro dia de prática. Conceitos que são utilizados em exames.
Aqui está o primeiro ponto da actividade ensinar/aprender:
"Sabemos realmente aquilo que nos é ensinado?" ou "engolimos" uma porção de termos estrangeiros sem nos preocuparmos se sabemos ou não o "monte de informação" que nos é passada.
Onde está a falha, então, na actividade ensinar/aprender Karate?
É muito difícil dizer...
Pode ser o que esteja no instrutor e que este não ensine os termos e conceitos correctamente (por não saber ou por um motivo que só a ele diz respeito).
Pode ser que esteja no aluno que não se interessa em saber mais a medida que progride no aprendizado...
De facto, o cinto branco de hoje é o cinto preto de amanhã... e qual é o conhecimento efectivo que este cinto branco irá passar quando for instrutor? Irá passar os conhecimentos aos futuros alunos sobre aquilo que realmente aprendeu... Muito? Pouco? Conhecimento efectivo? Conhecimento superficial?
Quando eu dava aulas (já faz algum tempo) TODOS os alunos passavam por um exame de conhecimentos mínimos teóricos sobre Karate (e Jūdō) antes de poderem passar ao exame prático. Isso quer dizer que deveriam dominar o conteúdo teórico de cada cinto bem como a sua aplicação prática.
Aqui está o exame para cinto amarelo o qual deves ser capaz de atingir a nota mínima para aprovação:
Generalidades sobre o exame de graduação:
- No exame teórico, a nota MÍNIMA para aprovação é de 80% (16/20).
- Não poderá fazer o exame prático o aluno que tiver sido reprovado no exame teórico.
Requisitos para exame de graduação:
a. Apresentação das notas escolares.
- Alunos com notas escolares negativas deverão apresentar uma autorização assinada pelos pais (ou responsáveis) permitindo que os alunos façam o exame teórico. (Artes Marciais são um desporto - os estudos escolares são para a vida.)
TESTE TEÓRICO PARA 5º KYŪ DE KARATE - Cinto AMARELO
01. Como se chama a Arte que praticas?
02. o que significa o nome da arte que praticas?
03. Como se chama o estilo da Arte que praticas?
04. Qual o nome do fundador da Arte que praticas?
05. Quais são os nomes das partes que compõe o KARATE-GI?
06. Quais são as formas de sentar dentro do dojo?
07. O que significa Yoi, yame, yasume?
08. O que significa Zenkutsu-dachi?
09. O que significa Oi-zuki?
10. Como se dizem os números de 1 a 10 em japonês?
TESTE PRÁTICO PARA 5º KYŪ - Cinto AMARELO
*** Todo o programa prático até então. ***
--------------------------------------------------------------------------
Estes são os conhecimentos que todo o cinto branco deve ter a fim de estar apto para o nível seguinte.
Ou conheces ou não conheces aquilo que praticas.
O esforço do instrutor em ensinar deve ser seguido pelo esforço do aluno em aprender.